Adenoide
Adenoides são duas pequenas glândulas localizadas na região da nasofaringe, no fim da cavidade nasal e no início da faringe. Têm como função a produção de linfócitos e anticorpos.
As adenoides são formadas durante o desenvolvimento do feto e continuam a crescer até, aproximadamente, os 6 (seis) anos de vida. A partir dessa idade, as adenoides começam a regredir. Entretanto, algumas crianças podem ter o crescimento exagerado dessas estruturas (hipertrofia), vindo a ter a passagem de ar pela cavidade nasal obstruída.
Como elas se comunicam com o nariz, a garganta e o ouvido, a hipertrofia das adenoides pode ocasionar uma série de complicações nesses órgãos, como:
- Problemas respiratórios, como roncos, apneia do sono e sinusites;
- Obstrução da abertura da tuba auditiva, trazendo complicações como otites de repetição e perdas auditivas;
- Obstrução nasal, o que pode acarretar problemas ortodônticos, como desalinhamento da arcada dentária, mordida aberta e respiração oral;
- Dificuldade de concentração, irritabilidade, sonolência, falhas no crescimento, entre outros.
O diagnóstico da hipertrofia das adenoides é realizado através dos sintomas e de exames (radiografia de Cavum e/ou nasofibrolaringoscopia), que podem auxiliar na avaliação da gravidade da obstrução.
A adenoidectomia é o tratamento cirúrgico para remoção das adenoides hipertróficas, feito sob anestesia geral, através de um procedimento rápido.