Extração do Siso
Os dentes do siso, também chamados de terceiros molares, são os últimos a nascerem e, por isso, nem sempre encontram espaço na boca, ficando mal posicionados ou retidos dentro do osso.
Normalmente, nascem entre os 16 (dezesseis) e 20 (vinte) anos de idade, sendo 2 (dois) superiores direito e esquerdo e 2 (dois) inferiores direito e esquerdo, porém há quem não desenvolva os dentes do siso.
A extração do siso é a cirurgia realizada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada dentária, quando não consegue sair da gengiva, quando provoca algum tipo de inflamação ou quando não existe espaço suficiente na arcada para o novo dente.
Quando o dente do siso está inflamado, pode despertar alguns sintomas como dor de dente aguda, dor no rosto próximo à mandíbula, sangramento, dor de cabeça, vermelhidão no local, cárie nos dentes em contato, reabsorções de raízes dentárias e formação de lesões císticas.
Em alguns casos, o dente do siso atua como um dente normal, como os demais dentes do fundo, neste caso, a pessoa poderá conviver com eles sem causar complicações.
A cirurgia de extração poderá ser realizada em consultório com anestesia local ou em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, dependendo da complexidade de cada caso.
No pós-operatório, é aconselhável evitar atividade físicas por 7 (sete) dias e manter alimentação líquida e fria por 3 (três) dias. A recuperação completa poderá levar até 1 (uma) semana, porém esse período varia de paciente para paciente. É possível retirar os 4 (quatro) dentes do siso de uma vez, porém tudo dependerá das condições de cada paciente avaliada durante a consulta com o cirurgião Bucomaxilofacial.
É possível retirar os quatro dentes do siso de uma vez, porém tudo dependerá das condições de cada paciente avaliada durante a consulta com o especialista.