Disfunção da Articulação Temporomandibular
A articulação temporomandibular ou ATM, como é conhecida popularmente, é aquela que liga o maxilar ao crânio, localizada à frente das orelhas, em cada lado do rosto.
Em conjunto com diversos músculos e ligamentos da mandíbula, essa articulação torna-se bastante flexível, permitindo que realize movimentos contínuos como mastigar, falar e engolir. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer problemas que impedem a articulação de trabalhar da maneira adequada, resultando na disfunção da ATM.
Essa patologia pode ter diversas causas, como bruxismo, artrite, fatores emocionais, deslocamento, envelhecimento, tensão muscular, problemas estruturais congênitos, entre outras.
Entre os principais sintomas, citamos: dificuldade para abertura da boca e/ou mastigar alimentos mais consistentes, inchaço na região do maxilar, zumbidos, sensação de cansado, dor no ouvido, estalos e travamentos ao abrir a boca, além de dor de cabeça.<
Os tratamentos variam conforme a causa e a gravidade do problema. As Placas Miorrelaxantes são indicadas para reduzir a dor e outros sintomas, além disso, ajudam a evitar que a disfunção se agrave, associadas a fisioterapia e acumpuntura. Quando há contraturas musculares graves, a aplicação da Toxina Botulínica é indicada, pois age como um bloqueador neuromuscular, amenizando a dor.
Além do tratamento clínico, nos casos mais severos (5% a 10% dos casos), podemos lançar mão da cirurgia articular, que pode ser realizada pela via artroscópica ou aberta.