Apneia do Sono
A apneia do sono é uma condição grave em que o indivíduo, por alguns segundos e diversas vezes, para de respirar durante o sono.
Os principais sintomas da apneia do sono são: ronco alto e constante, bufar ou engasgar durante o sono, sono agitado, acordar cansado pela manhã, dores de cabeça matinais, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e dificuldade de concentração.
Em casos de apneia do sono nas formas moderada e grave, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir os fatores que provocam o distúrbio, uma vez que essa patologia aumenta em até 5 (cinco) vezes a chance de infarto agudo do miocárdio e AVC.
O avanço maxilomandibular é uma ótima opção para o tratamento cirúrgico da doença, principalmente quando o paciente possui retrusão maxilo-mandibular importante (queixo retraído) como principal causa da apneia do sono. O procedimento cirúrgico envolve o avanço da maxila, mandíbula e mento. É realizado sob anestesia geral, com incisões dentro da boca (sem cicatriz aparente).
A faringoplastia é outra abordagem cirúrgica indicada para reposicionar a musculatura faríngea quando há flacidez. Tem por objetivo aumentar a via aérea superior do paciente, a fim de reverter o ronco e a apneia.