Zumbido
O zumbido, conhecido também como tinido ou acúfeno, é caracterizado pela percepção sonora sem uma fonte de som externa, ou seja, um som é “ouvido” sem haver qualquer estímulo sonoro no ambiente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17% da população têm zumbido. Para algumas pessoas, a situação não passa de um incômodo temporário; já outras, que sofrem com a forma grave de zumbido, relatam muito tormento, podendo sofrer de insônia, tontura, depressão, incapacidade de realizar tarefas rotineiras, o que lhes compromete a vida profissional, social e a saúde.
O zumbido é um sintoma que pode estar associado a um conjunto de causas, tanto provocadas por doenças localizadas no sistema auditivo, quanto por outras doenças originadas em outros órgãos. Em alguns casos, o zumbido pode ter razões emocionais.
É importante procurar um otorrinolaringologista ao perceber qualquer sinal de alteração auditiva. Quanto mais cedo for identificado o agente causador do zumbido, maior será a chance de se obter sucesso no tratamento.